quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Meditação no Livro de Provérbios - Cap. 31


"Palavras do rei Lemuel, de Massá, as quais lhe ensinou sua mãe. Que te direi, filho meu? Ó filho do meu ventre? Que te direi, ó filho dos meus votos? Não dês às mulheres a tua força, nem os teus caminhos, às que destroem os reis. Não é próprio dos reis, ó Lemuel, não é próprio dos reis beber vinho, nem dos príncipes desejar bebida forte. Para que não bebam, e se esqueçam da lei, e pervertam o direito de todos os aflitos. Dai bebida forte aos que perecem e vinho, aos amargurados de espírito; para que bebam, e se esqueçam de sua pobreza, e de fadigas não se lembrem mais. Abre a boca a favor do mudo, pelo direito de todos os que se acham desamparados. Abre a boca, julga retamente e faze justiça aos pobres e necessitados" (Pv 31; 19)

Veja o cuidado que a mãe do rei Lemuel teve de lhe ensinar sobre o poder que tem uma mulher. Ele aqui, repetiu as palavras do ensino de sua mãe e isso nos mostra que ele realmente deu ouvidos e as guardou. Mais adiante vemos o que ele fala da mulher, sim da mulher virtuosa!
Lemuel aprendeu a não seguir seus desejos, a não dar ouvidos as palavras doces do pecado muitos menos a amar os prazeres dessa vida. Ele entendeu que era separado e que se seguisse o conselho de sua mãe, seria muito abençoado. Sua mãe lhe ensinou que mesmo sendo um rei, ele deveria ser humilde. Lhe ensinou a usar seus lábios para levar vida e não morte, lhe ensinou a andar na justiça e fazer o bem até mesmo aos que lhe eram inferior.
Lemuel foi muito abençoado por isso, pois, o melhor ele encontra nos versículos a seguir:
"Mulher virtuosa, quem achará? O seu valor muito excede o de finas jóias." (Pv 31;10)
O rei Lemuel sabia a quem procurar, ele não queria encontrar uma mulher comum e sim uma mulher virtuosa. Ele conhecia o seu valor e por isso deu ouvidos a instrução de sua mãe. Ele se desviou de tudo que lhe fosse distrair e amou mais o ensino do que o vinho (prazer).
Assim, podemos trazer para nossa vida o exemplo de Lemuel que talvez até hoje, você nunca tinha ouvido falar. Quando ouvimos o ensino que nos é dado. Quando nos desviamos do pecado. Quando não damos nossa força a ninguém. Quando guardarmos o ensino e desprezamos os prazeres fáceis dessa vida. Quando andamos na justiça. Quando pensamos bem antes de tomar qualquer decisão ou atitude. Quando usamos bem as nossas palavras. Temos a recompensa!

Encontrar a mulher virtuosa é encontrar a felicidade. Ela está acima do que é comum, ela é diferente e faz bem a todos que a rodeiam. Ela é valorizada e por isso o esforço para encontrá-la é ainda maior. Quem não quer se esforçar muito pode se contentar com o comum, mas não reclame dos resultados depois.
A mulher virtuosa está guardada dentro de cada mulher comum. É como um diamante que está na lama. Para ser encontrado é necessário procurá-lo, um trabalho bem árduo. Após encontrá-lo é necessário limpá-lo. A mulher que busca ser virtuosa terá que se limpar de toda "lama" que ofusca o seu valor. Medos, traumas, complexos, bagagens, etc.
Após ser limpo o diamante é lapidado para então revelar o seu valor. A mulher virtuosa terá de buscar a sabedoria e assim se permitir moldar por ela. Terá de abandonar a necedade e evoluir, elevar seu valor para ser rara como uma jóia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...