quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Meditação no Livro de Provérbios - Cap. 28


"Os homens maus não entendem o que é justo, mas os que buscam ao Senhor entendem tudo." (Pv 28;5)
Por que quem segue a Deus é tão criticado e perseguido? Justamente por isso, porque os maus não entendem o que é justo. Para eles, o caminho de Deus é loucura e os que seguem por esse caminho são loucos. Tropeçam em sua própria sabedoria e falam o que não sabem e nem tampouco conhecem. Acreditam em muitas coisas que podem até parecer sem sentido, mas se recusam a crer nas coisas de Deus. Depositam as suas fé somente no que veem e por isso não possuem uma fé sobrenatural.

Os que buscam ao Senhor entendem tudo, pois, recebe Sabedoria do próprio Deus. Sabem discernir o que lhes é bom e o que não é, são humildes para aprender e por isso entendem tudo - tanto o que é mau quanto o que é bom. Por isso, diante desses dois caminhos escolhem o que lhe for melhor e alcança o que os homens maus não alcançam. Sem entender, os maus tentam dentro de suas limitações compreender o que acontece com o justo, já que é algo que não lhes são desvendadas, porém, não conseguem. Quem busca a Deus recebe Sua direção, confia n'Ele mesmo que os seus olhos lhe levem a crer que não é o melhor a ser feito e por isso Deus os abençoa. Abrem mão de sua sabedoria humana para buscar a Sabedoria Divina. Já os que não buscam a Deus, se prendem em suas próprias sabedoria, se limitam dentro de suas limitações e por isso não alcançam coisas extraordinárias.

"O que desvia os ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável." (Pv 28;9)
É impossível alguém seguir o caminho de Deus sem estar disposto a ouvir a Sua direção. A voz de Deus nos guia até a Sua vontade e para que isso aconteça precisamos nos desligar do resto de vozes que chamam a nossa atenção. Quem se desvia de ouvir a voz de Deus é quem deixa se levar pelos próprios sentimentos, que buscam os prazeres e vivem sem disciplina. Seguem suas vidas baseada no que sente, no que lhe dá prazer ou uma sensação de bem estar qualquer só que depois, quando as coisas começam a sair do controle buscam ouvir a voz Daquele que elas tanto desprezou, e aí: será que suas orações serão agradáveis a Ele?
Com certeza não! É como diz no versículo acima, até a sua oração, ou seja, a vida da pessoa não está de acordo com a palavra de Deus e por isso é abominável a Ele. Imagine as orações dessa pessoa? Como ela poderá crer na sua própria oração se dentro de si é guiada pelos sentimentos? Por isso, os que querem agradar a Deus, que desejam alcançar a sabedoria tem que estar atenta a Sua direção. Dar ouvidos somente a voz de Deus e por no mudo as demais vozes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...