sexta-feira, 11 de julho de 2014

Meditação no Livro de Provérbios - Cap.6


"Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio. Não tendo ela chefe, nem oficial, nem comandante, no estio, prepara o seu pão, na sega, ajunta seu mantimento. Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Um pouco para dormir, um pouco para tosquenejar, um pouco para cruzar os braços em repouso, assim sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado." (Pv. 6;6-11)
Uma pessoa preguiçosa jamais alcançará a sabedoria, pois, será árduo demais para ela encontrá-la e facilmente achará desnecessário. O preguiçoso aceita todos os tipos de sentimentos, pode ter várias coisas para fazer num dia, mas sempre cederá aos caprichos de suas vontades. Se perguntar ao preguiçoso se ele deseja ser feliz, a resposta é sim. Torne a perguntar o que ele faz pra ser feliz e lhe dê um tempo a mais para que possa pensar numa resposta que lhe será satisfatória.
Normalmente o preguiçoso tem bastante tempo livre já que quase sempre não está fazendo nada e por isso dá ouvidos a qualquer voz que vier ao seu pensamento. Procura sempre pelo mais fácil e sua única luta é manter-se longe de trabalho. Quem diria que poderíamos aprender com alguém tão pequeno. Porém, é admirável o mundo das formigas. É interessante ver a fileira quase perfeita que elas fazem até o formigueiro. Chegando lá, cada uma já sabe a sua função. Segundo estudos realizados com exemplares da espécie Camponotus fellah foi identificado três grupos. As formigas mais jovens são responsáveis por cuidar da rainha e seus filhotes. As mais maduras são limpadoras. As mais velhas adotam a função de sair em busca de alimento.(Fonte) E como diz no versículo acima, não pense que elas recebem ordem de alguma outra formiga superior não, pois, elas se organizam sem um controle hierárquico. Nem a rainha, nem qualquer outra formiga fala para as outras o que precisa ser feito. Elas cuidam do bem coletivo do formigueiro e não somente no delas próprias. Sem contar que as formigas carregam 50x o seu próprio peso e 30x o volume de seu corpo! (Fonte) Quem dera metade dos humanos fossem assim!
O preguiçoso será pego de surpresa por qualquer problema que bater em sua porta. Nunca estará preparado e tampouco saberá como lidar com as situações difíceis. A bíblia diz que para tudo existe um tempo determinado, há tempo de trabalhar e tempo de descansar, há tempo de plantar e há empo de colher o que plantou, agora se o preguiçoso não quer trabalhar e não quer plantar não pode reclamar que não colhe nada.

"Seis coisas o Senhor aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmão." (Pv 6; 16-19)
Olhos altivos: olhar de soberba, olhar de pessoa que se acha superior a todo mundo, que se acha melhor. Não é difícil encontrarmos pessoas assim não é mesmo?! Pessoas que sempre quer estar por cima de todo mundo, pode até querer ver o bem dos demais, mas nunca melhor do que ela. Deus resiste ao soberbos, aos orgulhosos. As vezes tem pessoas que porque conquistaram algo ou possuem algum título pisam nas demais, acham que o mundo deve girar em torno delas. É tão feio ver pessoas assim! Não conseguimos admirá-las e independente do que elas são ou possuem tudo que queremos é distância delas. Assim também é Deus, pessoas que tem olhos altivos aborrecem a Deus e estão longe dele. Mas como é como está escrito: "Porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede sua graça." (1 Pedro 5;5)
Língua mentirosa: está claro que isso aborrece a Deus. Deus é verdade e o único que se agrada da mentira é o diabo. Não existe mentirinha e mentirona. Mentira é mentira e ponto. A bíblia é bem clara quando diz: "Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não não. O que disto passar vem do maligno." (Mateus 5;37)
Mãos que derramam sangue inocente: creio já está bem simples e direto ao ponto.
Coração que trama projetos iníquos: é aquela pessoa que não quer ver ninguém bem e até faz coisas para atrapalhar a vida dos outros. Vive alimentando pensamentos contra alguém.
Pés que se apressam a correr para o mal: quem não vigia e não se desvia do mal. Aquele tipo de pessoa que sabe que é errado mas não procura se desviar, simplesmente põe em ponto morto e seguem sem pisar nos freios.
Testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contenda entre irmãos: a pior coisa que existe é ficarmos perto de pessoas que não ponderam sua língua. São os famosos leva e trás. Se existe uma má comunicação entre duas pessoas lá está ela para fazer uma mau comunicação entre as duas e piorar a situação. "Viu fulana me contou isso mas morre aqui hein, não fala nada" "Estava conversando com a beltrana e ela disse isso e isso de você, só não fala que eu falei." 
Isso de fato aborrece a Deus. Deus não se agrada de pessoas assim e se mantém distante delas. Ao invés que ficar de disse-me-disse ora pela pessoa e se alguém vir comentar algo a respeito, chama essa pessoa para orar. Devemos ser um testemunho de Deus e não nos igualarmos as pessoas que estão no mundo. Seja diferente. Quem busca sabedoria, sabe exatamente como agir nessas situações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...