quinta-feira, 31 de julho de 2014

Meditação no Livro de Provérbios - Cap. 25


"Não te glories na presença do rei, nem te ponhas no meio dos grandes; porque melhor é que te digam: Sobe para aqui!, do que seres humilhado diante do príncipe." (Pv 25;7)
Esse é um fato que acontece no nosso meio. Há aquelas pessoas que, quando estão perto de uma autoridade na igreja ou até mesmo no trabalho começam a se gloriar, a se exaltarem e tentam passar uma imagem de que são mais capacitadas do que todos os outros ao redor. Tudo o que fazem é para chamar a atenção dessas pessoas e para que essas, venham o gloriar também.

Quão tolas são! Preferem agradar aos homens que nada tem para lhes retribuir, do que serem agradáveis a Deus fazendo tudo para a Sua Glória. Por isso, são conhecidas pelo que fazem e não pelo que são. Todos sabem que se precisarem de algo, de pronto elas farão, porém, quando se trata de encontrar uma pessoa de Deus para lhe designar uma tarefa espiritual, bem, ela já tem tantas outras tarefas que é melhor dar essa aquela outra pessoa ali...
A pessoa que é sábia, é humilde e por isso não se gaba de suas qualidades. Os seus frutos mostram! Não precisa convencer com palavras, suas atitudes falam por si. Ela não precisa se gloriar para está perto das autoridades de Deus, ela é chamada!
Talvez, você até dá um jeitinho de falar o que sabe porque pensa que ninguém nunca conta com você. Mas seja sábia, cuide de sua vida com Deus e se coloque a disposição d'Ele. Quando a Obra d'Ele precisar de algo, Ele irá usar quem tiver que usar para te escolher e então será honrada.

"Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio." (Pv 25;28)
O que é ter domínio próprio? É ter equilíbrio! Uma cidade que foi derribada e que não tem muros, é uma cidade arruinada e sem limites. A pessoa que não tem domínio próprio é arruinado dentro de si, vive por impulsos e sentimentos. Não consegue se controlar e não tem equilíbrio em sua vida. Tudo o que faz ou é 8 ou é 80, nunca é na medida certa.
Se Deus é equilíbrio, logo, uma pessoa sem domínio próprio não condiz com a Sua natureza divina. Quem é de Deus tem domínio próprio. Domínio sobre as suas vontades, sobre o seu eu, sobre sua vida. Não vive pelo que sente, vive pela fé e por isso, está sempre protegido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...